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Concurso da Prefeitura de Apucarana/PR deverá contar com 50 vagas

Oportunidades para os cargos de professor e assistente infantil

Dados do Concurso:

Esfera: MunicipalÁreas: Educação
Cargo:   Professor e assistente infantilInscrições:   
Salário:   Data da Prova:   
Nível:Vagas Disponíveis: 50
Organizadora:   Taxa de Inscrição:

A Prefeitura de Apucarana, cidade localizada no centro-norte do Estado do Paraná, anunciou que fará um novo concurso público com 50 vagas destinadas à área de educação. Para organizar o certame, o órgão contratou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Fau-Unicentro).

De acordo com a secretaria de educação, o edital deve sair ainda nesta semana, no mais tardar, no início de dezembro. No processo seletivo haverá 20 postos para a função de assistente infantil e 30 para professor dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano).Segundo a diretora-presidente da Autarquia de Educação de Apucarana, professora Marli Regina Fernandes da Silva, o número de vagas pode ser aumentado conforme a necessidade. Já o prefeito Beto Preto comentou que a realização do concurso será para suprir a falta de profissionais que estão prestes a se aposentar ou que usufruem da licença-prêmio.

Todos os candidatos passarão por avaliações objetivas que serão aplicadas em janeiro de 2015, devido a um atraso no cronograma, pois, inicialmente, estima-se que ocorreriam em dezembro. Os testes para professores devem ser aplicados no período da manhã e o dos assistentes, à tarde.
Concurso de 2010
A prefeitura promoveu edital com 43 ofertas, sendo 20 para a carreira de assistente infantil, uma para mecânico de autos, uma para mecânico de máquinas pesadas, uma para operador de máquinas e 20 para operário.

Na ocasião, o processo seletivo constou de avaliações objetivas para todos os participantes e testes práticos para quem pleiteou os empregos de mecânico, operador e operário.
Programa
Confira abaixo o conteúdo programático para a colocação de assistente infantil apresentado no edital de 2010:

Relações interpessoais: os grupos sociais e a interação do homem em cada um. A importância do feedback. A comunicação verbal e a não-verbal. A formação da percepção humana. Diagnóstico do trabalho em equipe. A integração grupal e as regras de dinâmica do trabalho em equipe, suas características e suas consequências. Os diferentes tipos de “transações” humanas. Como obter a integração de uma equipe.

Português: compreensão e interpretação de textos. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos de comunicação e funções da linguagem. Fonética e fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. Crase. Flexão nominal e verbal. Análise sintática. Concordância verbal e nominal. Colocação e uso de pronomes: pessoais, demonstrativos, possessivos e relativos. Regência nominal e verbal. Uso do hífen, abreviaturas, siglas e símbolos. Figuras de sintaxe. Noções de semântica.

Matemática: número inteiro, fracionário, decimal e racional. Operações fundamentais. Resolução de problemas. Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples. Regra de três simples e composta. Potenciação. Radiciação. Principais funções elementares: equações de 1° grau e 2° grau. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória. Geometria básica. Noções de lógica.

Conhecimentos gerais: história moderna e contemporânea do Brasil e do Paraná. Geografia do Brasil e do Paraná. Organização social e política do Brasil e do Paraná. História e geografia do município de Apucarana. Ciências da natureza (noções gerais de biologia, química e física). Noções básicas de operação com arquivos em ambiente Windows, atualidades locais, nacionais e internacionais notícias veiculadas nos principais meios de comunicação.

Conhecimentos específicos: princípios constitucionais da educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional e legislação complementar. Financiamento da educação. Fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e políticos da educação infantil. Proposta pedagógica da educação infantil. Prática pedagógica: métodos e princípios. Inclusão na educação infantil. Referenciais curriculares nacionais para educação infantil. Desenvolvimento infantil com base nas concepções de vygotski e piaget. Organização do tempo e espaço nas instituições de educação infantil.

* Com informações do site da Prefeitura de Apucarana

Autor

Agência JC

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